Módulo da Comm5 integra solução em mostra de decoração

Santos Arquidecor 2010 exibe adega automatizada na Baixada Santista

Por uma tela pode-se escolher o vinho pela origem ou harmonização

Por uma tela pode-se escolher o vinho pela origem ou harmonização

Chega deste papo de “coisa do futuro”. Automação é algo que está relacionado justamente com as necessidades do aqui e do agora. É o que mostra o ambiente adega, projetado pelo arquiteto Mario Eduardo Shiraichi para a Santos Arquidecor 2010, aberta este mês para visitação no litoral paulista.

A adega tem capacidade para 256 garrafas de vinho que são cadastrados de acordo com o país, região, grupo ou harmonização com pratos a serem servidos. O computador instalado no ambiente é operado por uma tela sensível ao toque. A equipe da Lema Automação, com sede na cidade santista, é a responsável pela elaboração do software. “Você escolhe o vinho pela touch screen e a garrafa será indicada por leds”, resume Marcelo de Almeida Genio que, juntamente com Leonardo de Andrade Gorres, desenvolveu em tempo recorde a interface do catálogo digital de vinhos.

Marcelo explica que três módulos de acionamento MA-1000 da Comm5 Tecnologia estão operando no acionamento de 24 relés. Sendo que, estes mesmos três módulos, podem indicar até 128 posições de garrafas de vinho. “Não dá para ver os módulos porque foram embutidos na parede juntamente com um estabilizador, uma régua de tomada e um roteador”, complementa. Foi assim que a solução da Lema e o módulo da Comm5 conseguiram dialogar com as ideias do arquiteto Mario. “Todo o projeto foi montado pensando que teria automação. Senão, teria sido tudo diferente”, revela o arquiteto.

Vinho escolhido é sinalizado por leds entre 256 opções

Vinho escolhido é sinalizado por leds entre 256 opções

Mario também demonstrou sua satisfação nas parcerias firmadas para automatizar seu ambiente. “A gente tende a pensar que automação é algo muito caro e que não se tem acesso, mas, neste caso, um cliente que tenha uma adega deste porte ou até mesmo um bom restaurante tem o perfil e condições de desenvolver um projeto assim”, prospecta ele que ainda contou com a parceria fundamental da Zahil para compor a pequena “vinoteca”.

Ao lado da sala de jantar está a discreta e badalada adega. A todo momento ela é invadida pelos visitantes que querem ver a facilidade de achar o vinho com um simples toque na tela. “Veio uma senhora falar com a gente se poderíamos adaptar a solução para ela. Só que ao invés de vinhos, ela precisa de auxílio para escolher sapatos!”, destaca Leonardo que já vê a possibilidade para a solução indicar o sapato e uma combinação de roupa.

Da equipe de vendas da Comm5, Rafael Sevarolli orienta que o módulo MA-1000 é bastante versátil. “É muito usado no acionamento de lâmpadas, portões e equipamentos eletroeletrônicos. Na adega vemos uma integração mais sofisticada”, define. A Santos Arquidecor 2010 segue até o dia 24 de outubro, sempre de terça a domingo, das 15h às 22h, na rua Arthur Assis, 50, Boqueirão, em Santos. Mais informações pelo site www.santosarquidecor.com.br.

Fonte: Comm5 Tecnologia – Permitida reprodução total ou parcial desde que a fonte seja citada.